ALERTA!

A Prefeitura Municipal de Japaratuba através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta quarta-feira (05/01), o Estado confirmou a primeira morte por H3N2 registrada em nosso município.

O vírus Influenza A H3N2 tem causado surtos de gripe em vários municípios do nosso Estado.

O caso registrado trata-se de um homem de 78 anos que faleceu no dia (18/12/2021). O mesmo sofria de doenças crônicas.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Nara Barreto, apesar de serem doenças diferentes, as formas de prevenção da Influenza e da Covid são as mesmas.

“Embora possua variação genética diferente da H1N1, os sintomas que se manifestam são parecidos: febre alta, tosse, inflamação na garganta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações; além de calafrios e fadiga. Reforço também a importância da Vacinação e dos cuidados com a higienização e o uso de máscaras”, afirmou a secretária.

O vírus H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por ser um vírus respiratório, a prevenção contra ele é igual ao da Covid-19: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.

⚠️Reforçamos que a pandemia ainda não acabou, por isso é MUITO importante se cuidar!

?‍?‍?‍? Proteja você, sua família e a comunidade
✅Use máscara?
✅Higienize sempre as mãos??
?Evite aglomerações

➡️Em casos de suspeita, busque uma unidade de saúde.

.
#TodosContraOcoronavirus #Japaratuba #Sergipe #PrefeituraDeJaparatuba #SMSJaparatuba #Saúde #Vacina #VacinaJaparatuba #VaSeVacinar #VacinaSim