*Prefeitura realiza encontro com profissionais da Atenção Básica e Núcleo ampliado de Saúde*

*A Prefeitura Trabalha, e a Gente Mostra*!

A Prefeitura de Japaratuba, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta quinta-feira, 12, [na Universidade Aberta do Brasil (UAB)] o “I Encontro com profissionais da Atenção Básica e Núcleo ampliado de Saúde”, do município de Japaratuba.

O encontro visou construir uma agenda conjunta identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica acolhedora, resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde, propondo estratégias de superação dos desafios, de forma tripartite.

De acordo com o Secretário da Saúde, Manoel Batista (Ninho da Saúde), é importante a promoção do debate para o desenvolvimento da Atenção Básica. *“São em momentos como este que nos sentimos fortalecidos ao vermos a aceitação da categoria e a participação efetiva da classe médica*”, enfatizou Ninho.

Na oportunidade, foram realizadas dinâmicas e palestras sobre a vigilância da atenção básica, a políticas de práticas integrativas e a discussão para a construção da política do município, além do trabalho do NASF junto às equipes de saúde da família.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Segundo o Secretário da Saúde, Japaratuba tem avançado bastante no assunto atenção básica e que o apoio da prefeita Lara nas ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde é constante*. *“Nossa expectativa com este encontro é produzir uma boa linha de conhecimento para aprimorar ainda mais a nossa atenção básica. Vamos identificar onde ainda precisamos aprimorar”, disse.

Encontro teve a participação de representantes da Diretoria de Atenção Integral à Saúde, Ana Lídia, Elisa Virgínia, Glaudenilsson Silva e Mércia Feitosa.

*Prefeitura de Japaratuba*

Fotos: Jeff Moura