Prefeitura realiza audiência pública para discutir LDO e LOA 2019

Você está aqui

Prefeitura realiza audiência pública para discutir LDO e LOA 2019

 

A Prefeitura Trabalha, e a Gente Mostra*!

 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, (03), no Plenário da Câmara de Vereadores, a audiência pública [promovida pela Prefeitura de Japaratuba] para debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

O objetivo da Audiência foi à participação popular no processo de elaboração e discussão da LOA 2019 e LDO 2019. *A LOA é o instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer as receitas e despesas que serão realizadas anualmente*. Dessa forma, nenhuma despesa pública poderá ser executada sem estar contida na LOA. *A LDO define as prioridades para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte*. Nela, são definidos os gastos mais importantes para a gestão, além das regras para elaborar e executar a LOA.

 

De início, ficou sob a responsabilidade do contador Júlio Souza explicar como funciona a LDO e a importância da população em discutir as ações orçamentárias, que impactarão o trabalho da administração municipal.

 

*“Essa audiência discute sobre as metas e prioridades para 2019, pois quando a gente fala em planejamento, nós temos que falar dele antes dele acontecer*. Então, pra tratar o que vai acontecer no próximo ano, nós já estamos debatendo agora com todas as secretarias”, explicou Júlio.

Para aqueles que participaram do evento, puderam conhecer o planejamento que a administração pública está organizando para o ano que vem e ainda puderam participar das discussões e de todo o planejamento, por meio de sugestões.

 

De acordo com o Secretário de Finanças, Gérson Júnior, a participação da população é interessante, para que ela possa entender e opinar nos projetos e programas, além de alocar novos valores para as ações já desenvolvidas.

 

*“Esta discursão é de fundamental importância, tendo em vista que a participação popular faz com que os anseios da comunidade sejam levados em consideração no planejamento do município, além de garantir a inclusão de programas e projetos tão sonhados pela prefeita Lara*”, frisou Gérson.

 

A audiência contou com a presença dos vereadores, Anselmo Rocha e Pedro da Cultura (Líder da Prefeita no Legislativo); secretários municipais; estudantes da Escola Emiliano Nunes Moura; Maria Normélia (Presidente da Associação Quilombola do Povoado Patioba (AQUIPP); e Gilney Marques (Representante de Movimentos Culturais); e da comunidade em geral).

 

*Prefeitura de Japaratuba*

#CuidandoDaNossaGente

 

 


Exportar: CSV | JSON
Cidadão

Aqui você acompanha os dados da lei complementar 131(Transparência Pública) e aproveitar as facilidades dos serviços destinados aos cidadãos.

Contribuinte

Sempre na palma da mão você visualiza e acompanha débitos de IPTU, Inscrições de Empresas e autônomos, Emissão de certidões negativas e muito mais.

Fornecedor

Pensando em tornar sua vida mais fácil, oferecemos serviços para você acompanhar seus pagamentos e extratos.

Servidor

Temos serviços prontos para te oferecer e agilizar o relacionamento com o departamento pessoal de onde estiver.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPARATUBA
Praça Padre Caio Tavares,86 - - Japaratuba/SE - (79)3272-3224 -