Japaratuba reduz índice de infestação do Aedes

Japaratuba reduz índice de infestação do Aedes

A Prefeitura de Japaratuba, através da Secretaria da Saúde, conseguiu reduzir o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, seguindo orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Conforme o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizado entre nos primeiros dias de Janeiro, Japaratuba conseguiu baixar o índice para 2,2%.

Em 2017, o índice estava em 5,6. Significa dizer que a cidade reduziu mais da meta o percentual.

Pela classificação da regional de Socorro (onde está inserido município), a cidade está em nível ‘satisfatório’.

Segundo a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Angélica Moura, Japaratuba alcança parâmetro ‘satisfatório’, mas vai continuar trabalhando no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, principalmente nos bairros onde foram localizados focos do mosquito.

“Os mutirões vão continuar e os trabalhos de visitas de rotina nos imóveis também. Vamos continuar em ‘alerta’, porque qualquer descuido, o mosquito volta a proliferar mesmo estando num clima frio”, enfatizou Angélica.