CRAS realiza “Encontro com Gestantes”

A prefeitura de Japaratuba, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mais um encontro com o grupo de gestantes do PAIF.

Desta vez, o tema abordado foi o “Parto Humanizado”, ministrado pelo enfermeiro Natanael Silva e pelas orientadoras, Rafaela Moura agente (agente Social) e Marirose Teles (digitadora Cad.Único).

De acordo com o enfermeiro Natanael Silva, o parto humanizado significa deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizar um mínimo de intervenções médicas e apenas as autorizadas pela gestante – sempre levando em consideração a segurança e saúde dela e do bebê.

“Para isso acontecer, é preciso que ambos estejam bem e saudáveis, sem nada que exija cuidados extras. Não importa se ele ocorre na cama, na água, em casa, no hospital. Em um parto humanizado, a ação é toda da mulher que segue o processo fisiológico do parto”, explicou Natanael.

O grupo de gestante é uma estratégia que possibilita a troca de experiências e conhecimentos relacionados ao pré-natal, parto e puerpério (Período que decorre do parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação).

Segundo a digitadora do Cadúnico, Marirose Teles, no encontro são realizadas orientações que possibilitam segurança durante o desenvolvimento da criança e cuidados ao recém nascidos, após o parto.

“Observamos que as participantes do grupo têm maior facilidade em aceitar orientações sobre auto cuidado e cuidados com o bebê, oferecendo o leite materno exclusivamente até o sexto mês, diminuindo a oferta de alimentação complementar”, esclareceu.

O objetivo é de orientar as gestantes sobre o parto humanizado. Para a assistente social Rafaela Moura, na ocasião, são esclarecidas: o que é - qual tipo parto.

“Passamos a importância de mãe e filho, que é vivência e integralmente a experiência do parto natural que é recomendando pelos profissionais da área. Onde devemos também respeitar o tempo e limites desejos anseios e expectativas de cada mulher durante todo o acompanhamento do trabalho de parto a parto”, finalizou.

Secretaria de Comunicação Social